“Para jogar corretamente é necessário compreender, para compreender é necessário saber, para compreender e saber é necessário definir princípios do jogo.” (Teissie, 1970)
Está frase explica na perfeição o intuito que esta rubrica tem, antes de jogar ou pôr a jogar, ou até mesmo falar sobre o jogo, é necessário entendê-lo e compreender todos os princípios base inerentes a si.
Os Princípios Táticos decorrem da construção teórica a propósito da lógica do jogo, operacionalizando-se nos comportamentos tático-técnicos dos jogadores. Solicita-se, portanto, a conscientização dos jogadores sobre os mesmos, para simplificar a transmissão e a operacionalização dos conceitos, ajudando na seleção e na execução da ação necessária à situação. Os princípios táticos possuem certo grau de generalização das movimentações e se relacionam estreitamente com as ações dos jogadores, com os mecanismos motores e com a consciência e o conhecimento tático (CASTELO, 1994)
Os Princípios Táticos na sua caracterização e através de literatura especializada em Futebol são, digamos, divididos em três princípios:
Princípios Gerais
Como o próprio nome diz são Gerais, isto é, pelo facto de serem comuns as diferentes fases do jogo e aos outros Princípios (Operacionais e Fundamentais) guiando-se em três conceitos advindos das relações numérico-espaciais entre os jogadores da equipa e os adversários nas zonas de disputa da bola, a saber:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Não Permitir a inferioridade numérica
- Evitar a Igualdade Numérica
- Procurar Criar a Superioridade Numérica
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Princípios Operacionais
Os princípios operacionais são, as operações necessárias para tratar uma ou várias categorias de situações”. Portanto, eles se relacionam a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, na defesa e no ataque.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Fase Ofensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Conservar a bola
-
Construir ações ofensivas
-
Progredir pelo campo de jogo adversário
-
Criar situações de finalização
-
Finalizar à baliza adversária.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Fase Defensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Anular as situações de finalização,
- Recuperar a bola,
- Impedir a progressão do adversário,
- Proteger a baliza
- Reduzir o espaço de jogo adversário;
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Princípios Fundamentais
Já os princípios fundamentais representam um conjunto de regras de base que orientam as ações dos jogadores e da equipe nas duas fases do jogo (defesa e ataque), com o objetivo de criar desequilíbrios na organização da equipe adversária, estabilizar a organização da própria equipe e propiciar aos jogadores uma intervenção ajustada no “centro de jogo”.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Fase Ofensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Penetração
- Cobertura ofensiva
- Mobilidade
- Espaço
- Unidade Ofensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Fase Defensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Contenção
- Cobertura Defensiva
- Equilíbrio
- Concentração
- Unidade Defensiva
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Neste primeiro artigo desta rúbrica falei sobre os princípios táticos, nas seguintes rúbricas falarei especificamente de cada um deles.
Esta é a Ciência do Golo.