Em geral, no desporto o fator mental e física são dois ferramentas de extrema importante na performance dos atletas. Estão ambos interligados.
A resistência mental pode se dizer que é criar uma mentalidade ganhadora/vencedora. Para ter uma mentalidade ganhadora, é preciso delinear um conjunto de ferramentas a utilizar. Isto envolve, traçar os objetivos, metodologia do treino, disciplina, técnicas psicológicas individual e grupal, medidas preventiva, dinâmicas e as táticas do jogo.
Futebol é uma das modalidades que proporciona vários desafios aos atletas, a nível familiar, individual, social, no grupo de trabalho e durante a competição. O fator psicológico desempenha um papel importante nos atletas, que exigem algumas competências em determinada momento, tais como, antes da competição (preparação para jogo, a ansiedade ou nervosismo na aproximação da competição/jogo), durante a competição (capacidade de lidar e ultrapassar os desafios e de aproveitar as oportunidades) e pós competição (reflexão/introspecção, identificar os erros e corrigi-los).
Construir uma mentalidade ganhadora não é só ter a vontade de vencer, é preciso ter em conta vários fatores, que são, definição de objetivos, a autoconfiança, motivação, determinação, foco, objetividade, assertividade, saber lidar com a pressão, equilíbrio emocional, resiliência, saber ouvir, escutar, aceitar e acreditar. Esses conjuntos de fatores se for bem implementado pode potenciar um contributo positivo para o desenvolvimento do atleta, tanto ao nível físico, psicológico e no rendimento individual e da equipa.
Pode se dizer que a saúde mental dos atletas influência a condição física e o desempenho dos atletas e que consequentemente produz efeito no rendimento da equipa.
Há um ditado que é “Mente sã, corpo sã”. O poder que a nossa mente exerce na vida quotidiano do indivíduo, saúde física, no desempenho das tarefas, no comportamento, nas emoções e na performance dos atletas.