Qual a melhor forma de recuperar após o exercício?

Dormir!

Entre os vários métodos de recuperação pós-exercício, crioterapia, boa hidratação, atividade física de baixa intensidade ou uma alimentação equilibrada, o sono começa a afirmar-se como o método de recuperação muscular mais importante.

Dormir fortalece o sistema imunitário, aumenta o limiar de dor e reduz hormonas que inibem o tempo de reação. Um atleta com perturbações durante o sono, ou que durma menos de 8 horas por dia, terá, provavelmente, um aumento de hormonas como por exemplo, o cortisol.

Esta hormona é essencial nos mecanismos de resposta ao stress e tem um papel importante sobre o sistema imunitário.

Este aumento hormonal pode reduzir o tempo de reação, a velocidade, a coordenação, a recuperação muscular e a capacidade de concentração.

Por outro lado, se o atleta tem cerca de 8 horas de sono diárias sem perturbações, além de fortalecer o seu sistema imunitário e aumentar o limiar de dor, terá uma melhor recuperação muscular, conseguindo manter os níveis de velocidade e concentração necessários para o treino.

Uma boa noite de sono e descanso será, tendo em conta o apresentado em cima, o método mais económico e mais relevante para uma recuperação eficaz após a prática de exercício físico.