Olá a todos, Bem dispostos desse lado?
Estamos quase a meio do ano. Quase numa época em que pensamos em Verão, mar, praia, bikini, fato de banho, vestidos. Roupa de verão, verdade? Associado a este pensamento muitas vezes vem o pensamento de: «tenho de me preparar para o Verão». Tenho de preparar o meu corpo para esta altura do ano em que provavelmente ele estará mais exposto. Muitas vezes, associado também a este pensamento vêm pensamentos de dietas mais restritivas e escolhas alimentares diferentes, mais ou menos informadas. Receitas fit e para o Verão, que nos tonificam (e prometem milagres) inundam revistas e redes sociais e cresce em nós aquele bichinho de, pelo menos, tentar.Por isso, decidi, hoje, comparar duas receitas de panquecas. Duas versões, em que uma leva farinha de trigo (a «odiada e horrível farinha de trigo») e a farinha de amêndoa (tida como muito mais saudável).
Receita alegadamente NÃO fit
- 2 ovos
- 30g de farinha de trigo (tipo 55)
- 100g de leite de vaca magro
Informação nutricional: 343kcal, 15g de gordura, 27g de hidratos de carbono, 24g de proteína e 1g de fibra.
Receita alegadamente FIT
- 2 ovos
- 30g de farinha de amêndoa (de uma dada marca)
- 100g de bebida vegetal (soja) 0% açúcares adicionados
Informação nutricional: 422kcal, 33g de gordura, 3g de hidratos de carbono, 28g de proteína e 3g de fibra.
O que podemos concluir? Em primeiro lugar, uma receita não é mais fit que a outra, nem melhor ou pior – são simplesmente diferentes. Acima de tudo, dependendo das necessidades individuais de cada um de nós, pode fazer mais sentido escolher a primeira ou a segunda receita. Na maioria dos casos, se estivermos a tentar perder peso e a querer atingir um défice energético, qual acham que nos permite mais facilmente atingi-lo? A primeira, porque para a mesma quantidade de «comida» estou a consumir menos calorias!
A farinha de trigo é uma fornecedora de hidratos de carbono e a de amêndoa de gordura – logo, não são substituíveis entre si! Fazem parte de grupos de alimentos completamente diferentes. Cada uma pode ter o seu lugar na nossa alimentação. Então vamos deixar de ter medo dos alimentos, e tentar contornar esta questão conhecendo-os melhor.
Ironicamente, cerca de 60g de pão de mistura de trigo e centeio com 1 fatia (20g) de queijo magro de uma dada marca têm 211kcal, 4g de gordura, 33g de hidratos de carbono, 11g de proteína e 3g de fibra.
Ou seja, bem menos do que qualquer uma das receitas anteriores. Fará sentido demonizar o pão? Substituir por panquecas, fit ou não? Estamos conscientes das escolhas alimentares que fazemos?
Verão ou Inverno, parece-me importante sentirmo-nos bem com o nosso corpo, sem dúvida. E com a nossa alimentação também. Mas será que o corpo que queremos ter vale tudo? Somos todos muito rápidos a julgar e a comentar o corpo e o comportamento alimentar alheios.
Neste Verão, a mudança poderá ser mais interna. Deixo-vos com estas ideias, na esperança que as nossas escolhas alimentares possam refletir mais ponderação e menos restrições desnecessárias.
Nutricionista Andreia Lopes, 3742N
Bibliografia e informação adicional:
A informação nutricional foi obtida a partir da tabela de composição de alimentos do INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2019) e a partir de alguns produtos do site continente.pt
P.S. As receitas não foram testadas, tendo sido criadas na teoria para serem comparados os teores dos nutrientes referidos.