Pubalgia de esforço

A pubalgia é uma disfunção caracterizada por dor na região púbica ou inguinal.

Esta patologia está associada a desportos que exijam mudanças bruscas de direção ou remates repetitivos.

É cada vez mais frequentemente diagnosticada em atletas amadores e profissionais, sendo um desequilíbrio musculoesquelético a causa da dor na região púbica.

O desequilíbrio entre a musculatura abdominal (enfraquecida) e os adutores da anca, associado aos microtraumatismos de repetição durante a atividade desportiva, provoca a lesão da musculatura em redor da sínfise púbica e da cartilagem articular da própria sínfise.

A lesão é mais comum em homens, acredita-se que a forma pélvica das mulheres previne o aparecimento de
sintomas.

O diagnóstico da pubalgia é realizado através de uma avaliação dos sintomas e/ou exame complementar. Na avaliação, observa-se a presença de uma exacerbação de sensibilidade no tubérculo púbico. A dor também pode ser ocorrer na flexão e rotação interna da anca e contração da musculatura abdominal. O importante do diagnóstico é estabelecer uma relação entre o histórico e o exame físico.

O tratamento conservador da pubalgia, caso não exista perda de mobilidade da anca, visa o repouso, uso de técnicas anti-inflamatórias e o reequilíbrio dos grupos musculares envolvidos na lesão.