Possíveis variáveis que pode condicionar o desempenho do atleta

O comportamento adotado por cada sujeito produz impacto diretamente na função que cada indivíduo desempenha. Este pode ser influenciado por fatores externos e internos.

O comportamento são conjuntos de ações/reações de um indivíduo, perante o meio que se encontra inserido. Existem alguns fatores que interfere de forma negativa na vida quotidiano de cada sujeito, a nível profissional, social e familiar.

Neste sentido, o futebol é uma profissão, no qual existem várias variáveis que pode influenciar o desempenho dos atletas, sendo que, a equipa técnica e a direção podem desempenhar um papel importante na identificação de alguns indicadores que pode por em causa o desempenho dos seus atletas, tais como:

– As rotinas diárias de cada elemento do grupo (principalmente horas de descanso diário);

– Uso de estupefaciente;

– Consumo de álcool frequentemente (neste caso, observar os comportamentos dos atletas nos treinos é um meio para perceber se existe este tipo de relação com o álcool);

– Problema familiar e social (se existir, mostrar sempre disponibilidade em ajudar);

– Alteração do comportamento nos treinos, tais como, se o atleta demonstra pouco interesse na realização de determinados exercícios;

– Falta de motivação;

– Se o atleta altera o seu estado emocional com muita facilidade (frustração);

– Faltar os treinos sem nenhuma razão específica, ou seja, sem justificação;

– Se o atleta queixa se de problemas familiar (tentar sempre perceber com o próprio o problema e os possíveis ajuda);

– Se existir “pequenos grupos” dentro da equipa;

entres várias outras variáveis que a equipa técnica pode observar junto dos seus atletas e ajudá-los a ultrapassar, para o melhor funcionamento e desempenho da sua equipa e dos seus atletas.

Perante estes variáveis supra mencionada ou entre outras, nunca se pode deixar o atleta sentir-se sozinho, o apoio do grupo torna se muito importante para ajudar ultrapassar o obstáculo.