Luta pelo acesso à Liga dos Campeões da FFPN aquece enquanto líder caminha para o título em Vila do Conde.

Embora o líder do campeonato siga ainda a uma distância muito tranquila, o mesmo não se pode dizer da restante classificação. Com vinte e quatro pontos em disputa, muitas são ainda as posições por definir e a última jornada em muito veio contribuir para isso, com alguns resultados surpreendentes.

Viajamos até Vila Chã onde os Veteranos receberam o AD Labruge e o resultado final não foi além de um empate a zeros. Acaba por não servir para nenhuma das equipas pois os adversários diretos de ambas perderam pontos e esta poderia ser uma oportunidade de uma delas descolar dos oponentes diretos. O AD Labruge é até agora líder da tabela de equipas há mais jogos sem ganhar, somando onze jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. O Vet. Vila Chã é décimo segundo enquanto que o AD Labruge é décimo sexto.

O ACRD Vairão somou a terceira vitória da época frente ao Arcos por dois a um e estão a apenas um ponto do décimo sétimo classificado ADCR Touguinha. Precisamente o próximo adversário da equipa de Arcos. Ora este resultado permito ao atual lanterna vermelha sonhar com descolar da posição atual. O ACD Arcos soma agora cinquenta e cinco golos sofridos. O ACRD Vairão manteve a décima oitava posição e o ACD Arcos manteve a décima terceira posição.

Em Retorta, frente ao GD Tougues travou-se um jogo decisivo para o CDCR Gião nas suas aspirações pelo segundo lugar. Era necessário vencer para se aproximarem do ambicionado lugar, no entanto a equipa da casa venceu por três bolas a uma. A formação de Tougues aproveitou da melhor forma a derrota do Bagunte e ganhou uma almofada no segundo posto, seguindo ainda a treze pontos do líder. Felizmente para a equipa amarela e verde o Aveleda FC também derrapou e não foram ultrapassados por estes na classificação. Ainda assim estão a ser pressionados agora também pelo ACD Fajozes. O CDCR Gião é até agora líder da tabela de equipas há mais jogos a faturar, somando vinte e quatro jogos consecutivos a conhecer o doce sabor do golo. O GD Tougues é segundo enquanto que o CDCR Gião é quarto.

O ADCR Touguinha poderá ter perdido uma boa oportunidade de escalar na tabela após a derrota caseira frente ao ACD Fornelo por dois a quatro. Com a derrota estão agora pressionados pelo Vairão que dista apenas por um ponto. O ACD  Fornelo está agora mais perto do pelotão e uma próxima vitória poderá vê-los a subir ainda mais na tabela. O ADCR Touguinha soma até agora oitenta e dois golos sofridos e mantém o registo de defesa mais batida, já o ACD Fornelo soma setenta e cinco . Após esta jornada o ADCR Touguinha é décimo sétimo enquanto que o ACD Fornelo é décimo quinto.

Em Malta a equipa da casa vendeu, aparentemente, cara a derrota frente ao Retorta. A formação do Malta FC perdeu por três a quatro e viu o Fornelo ultrapassá-los e estão agora em décimo quinto lugar. O ADC  Retorta mantém viva a possibilidade de terminar em quarto, estando a quatro pontos dessa meta. O FC Malta soma agora cinquenta e seis golos sofridos.O ADC Retorta soma agora o seu décimo primeiro jogo consecutivo a sofrer golos.

Uma equipa que discretamente vem criando algumas surpresas, voltou a fazê-lo. Falamos do Desp. Vilar que, embora esteja a fazer um modesto campeonato, tem causado reboliço às equipas do topo. Em casa partilhada com o Aveleda FC, o Desportivo acabou o jogo a vencer por três a dois e está na luta também pelo quarto lugar a cinco pontos do mesmo. Este resultado não deitou nada a perder para os homens de Aveleda mas, em caso de vitória, podiam estar com algum conforto em quarto lugar .

O ACD Mindelo parece estar a a dar sinais de reação aos últimos resultados e logo com uma vitória caseira frente ao ADCRS Guilhabreu, o que fez com que os visitantes descessem dois lugares na classificação. Somam agora quatro pontos nos últimos cinco jogos. O Guilhabreu apenas leva dois pontos na mesma sequência. O ACD Mindelo é décimo primeiro enquanto que o ADCRS Guilhabreu é nono.

O ACD Fajozes continua a pressionar o CDCR Gião após vencer em casa um CCD Macieira que vinha em franca recuperação com três vitórias seguidas. O resultado final foi de três a zero para a equipa de Fajozes. O ACD Fajozes é sexto enquanto que o CCD Macieira é décimo.

Este fim de semana fomos até Rio Mau assistir ao Bagunte FC contra o GD Árvore e saímos de lá com um saco cheio de golos incríveis. Esperava-se um jogo quente e não era para menos. Embora matematicamente seja ainda possível, era necessária uma vitória do Bagunte FC para avivar a esperança do título.

O Bagunte até entrou mais pressionante, com mais vontade, mas o GD Árvore mostrou um pragmatismo tremendo. Logo aos dez minutos um absolutamente incrível livre do suspeito do costume, Rúben Feiteira. Do meio da rua enviou um míssil que apenas parou quando a bola beijou as redes interiores da baliza caseira. O Bagunte FC respondeu logo de seguida e chegou-se a gritar golo nas bancadas, mas Paulo Benta conseguiu em cima da linha impedir o empate. Após este incidente os atuais líderes foram mais definidos e carregaram no acelerador e em cerca de cinco minutos trouxeram tranquilidade ao seu jogo. Cristiano Torres aos trinta e oito minutos aponta um golo que valeu o bilhete. Cinco minutos depois Marcos Areias marca o terceiro numa jogada que deixou a comitiva de Bagunte a reclamar um eventual fora do jogo. Na segunda parte foi notória a mudança de mentalidade dos visitantes. Com o resultado aparentemente feito, ficaram menos pressionantes deixando as despesas do jogo a cargo da equipa da casa. O Bagunte FC cresceu mais com a posse de bola e procurou inverter o resultado. No entanto Luca tratou de fechar o marcador para os arvorenses ao minuto sessenta. Apenas após o quarto golo, o treinador Pedro Ribeiro fez a substituição certa na hora errada. Fez entrar João Santos que precisou de apenas dez minutos para bisar na partida e acender a esperança, ainda que em vão, nos adeptos da casa. O primeiro deles, uma obra prima.

Assim o GD Árvore vê asseguradas as três primeiras posições e leva treze pontos sobre o segundo classificado. O Bagunte FC colocou-se desta forma a dezassete pontos do topo e já poucos em Bagunte deverão sonhar com o título nesta época. Ainda assim a segunda ou terceira posição já não deverão escapar aos encarnados.

Notas de rodapé:

  • Ao jogo entre o ACRD Vairão e o Malta FC da décima nona jornada foi atribuída derrota a ambas as equipas. Não tínhamos previsto esta possibilidade, daí estar para já atribuída uma vitória ao Malta FC na nossa plataforma até corrigirmos essa situação.

 

  • Ao jogo entre o ACD Fornelo e o GD Árvore foi atribuída pós jogo, vitória do GD Árvore por zero a três e não zero a um como havia sido descrito no relatório anterior.

 

  • Também no relatório anterior foi detetado por vários utilizadores a errada posição de praticamente todas as equipas. Deveu-se ao facto de estes relatórios serem criados automaticamente pela plataforma, excetuando o título, a introdução e o resumo do jogo transmitido no fim de semana. Optámos por criar este sistema de forma a assegurar que qualquer emoção, preferência ou outro qualquer fator que pudesse interferir na análise da jornada se mantenha à parte. Garantindo assim uma análise isenta e justa para as diferentes equipas. Dessa forma e, tratando-se de uma jornada fora da “ordem correta”, a plataforma colocou as posições pelas quais as equipas estariam ordenadas à décima oitava jornada, ignorando as posteriores. Lamentamos o sucedido.