No que toca a proteger a equipa de sofrer um golo o guarda redes é o jogador chave, sacrificado todo o seu corpo com o objetivo de bloquear um remate do adversário.
Muitas vezes os dedos, punhos, e ombros são expostos a cargas significativas de bloqueio, impacto ou queda o que pode originar lesão.
Não é grande surpresa que a maioria das lesões dos guarda-redes sejam no membro superior, cerca de 75%.
A maioria das lesões ocorre nos dedos, provocadas por remates a uma curta distância.
A utilização de luvas apropriadas, e imobilização das falanges com a utilização da ligadura tape, reduzem significativamente o risco de lesão e consequente paragem do atleta.
Entorses, roturas, fraturas ou luxações são as lesões mais comuns, podendo em alguns casos necessitar de intervenção cirúrgica.
O meu nome é João Pinto sou fisioterapeuta e proprietário da FisioPinto.
Licencie-me na Cooperativa de ensino superior politécnico e universitário (CESPU), conclui o meu mestrado Escola superior de saúde do porto, e neste momento frequento o 4º ano de formação de osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid. A nível desportivo, desde 2015 que desempenho funções no departamento médico do Aliança Futebol Clube de Gandra, e em 2018 acompanhei a equipa de ciclismo LA Alumínios durante a época desportiva.
Na FisioPinto, além dos serviços de fisioterapia de osteopatia, contamos com serviço de RPG e aulas de pilates.