Jornada dupla com novos líderes

Esta semana foi repleta de emoções. Saíram os grupos da Taça dos Campeões organizada pela FFPN e viveram-se alguma mexidas na tabela classificativa.

Em relação à Taça dos Campeões, a Associação de Futebol Amador de Vila do Conde tem quatro equipas a representar o concelho de Vila do Conde, sendo elas GD Àrvore, GD Tougues Aveleda FC e CCD Macieira.

Grupo A: Estela, Ribeira, GD Árvore, Faustino, Sequeiró e Figueira

Grupo B: Boelhe, Aguçadoura, Praxe, GD Tougues, Infias e Tarria

Grupo D: Desp. Matamá Infantas, UDS Mamede, Ribas, Amorim e Aveleda FC

Grupo E: CCD Macieira, Polvoreira, Água Longa, Cruzeiro e Palmilheira

Os jogos da fase de grupo ocorrerão nos seguintes fins-de-semana:

1ª Jornada 23 e 24 Out
2ª Jornada 13 e 14 Nov
3ª Jornada 27 e 28 Nov
4ª Jornada 18 e 19 Dez
5ª Jornada 15 e 16 Jan

Em relação ao campeonato, esta dupla jornada trouxe-nos novos líderes. Também começa a tornar-se evidente uma grande diferença pontual entre o primeiro e o último lugar. À entrada para a sexta jornada a diferença é já de onze pontos. Ao fim da quinta jornada, a última equipa que ainda não tinha cedido pontos finalmente caiu e já não existe nenhuma equipa cem por cento vitoriosa no campeonato, restando agora apenas duas que seguem invencíveis.

O Bagunte FC na quinta jornada escorregou em Aveleda com uma vitória da formação do Aveleda FC por 2-1. Com esta vitória a equipa posiciona-se no nono lugar após três jogos consecutivos sem pontuar. Com esta derrota surpreendente o Bagunte FC caiu três posições para o quarto lugar a um ponto dos líderes.

Os Vet. de Vila Chã conheceram finalmente o sabor da derrota e em formato duplo. A equipa de César não conseguiu travar o GD Tougues a meio da semana e a dose repetiu-se este fim-de-semana frente a um ACRD Vairão que somou a sua primeira vitória e se encontra em décimo lugar. Com estes resultados os Veteranos ocupam agora a décima primeira posição.

O GD Tougues aproveitou da melhor forma esta semana agitada e com duas vitórias ascendeu rapidamente ao terceiro lugar da tabela estando a apenas um ponto dos líderes e empatado pontualmente com o Bagunte FC.

Com a derrota frente à equipa de Tónel, o ACD Fornelo encontra-se em décimo segundo lugar a apenas dois pontos do fundo da tabela, empatado com ACRD Vairão e FC Malta.

Em Labruge na última jornada, o ACD Mindelo somou mais uma vitória (duas nesta semana), frente ao AD Labruge que se encontra em último lugar. Após um empate no fim-de-semana passado, quando todos já esperavam uma quebra de rendimento, os bravos de Mindelo somaram seis pontos nestes dois jogos e seguem a par do GD Àrvore em primeiro lugar e, de forma invicta.

Em casa do CDCR Gião este fim de semana, a equipa da casa aumentou distancia para o adversário, vencendo por três bola a duas o FC Malta.

O ACRS Guilhabreu venceu por três bolas a uma em casa do ADC Retorta, colocando-se a par do adversário na quinta posição da tabela. Ambas as equipas chegaram a esta jornada em bom momento de forma, inclusivé o ADC Retorta ainda não tinha conhecido o sabor da derrota esta época. Ambas estão a três pontos do topo.

O ACD Fajozes somou mais uma vitória frente ao ACD Arcos por uma bola a duas. A equipa de Arcos ainda não se conseguiu afirmar esta época e continua sem conseguir amealhar três pontos num jogo. Está em último igualado com o AD Labruge com apenas 2 pontos em cinco jogos. Já a equipa de Fajozes leva três vitórias consecutivas em quatro possíveis(falta-lhes disputar um jogo em atraso) e está a quatro pontos do primeiro lugar em sétimo na classificação.

O Desportivo de Vilar foi ao reduto do ADCR Touguinha somar mais três pontos (seis esta semana), encontrando-se agora em oitavo lugar com sete pontos em quinze possíveis. A equipa de Touguinha soma apenas três e está em décimo sexto.

No jogo transmitido pelo 11inicial.pt, a equipa do CCD Macieira chegou a fazer os adeptos acreditar numa surpresa tendo em conta o desenrolar do jogo.

Na primeira parte após cinco minutos em que se jogou taco-a-taco, o GD Àrvore depressa se instalou no meio campo adversário e ali permaneceu durante uns incríveis quarenta minutos. A equipa de Macieira soube gerir a avalanche ofensiva dos visitantes e acabou por não conceder grandes oportunidades. No entanto ao finalizar a primeira parte os caseiros descobriram uma forma de chegar ao golo, através de uma bola colocada em profundidade que acabou por não ser aproveitada pelos seus avançados. Ainda assim, ficou o aviso.

No inicio da segunda parte verificou-se de novo a equipa do GD Àrvore no meio campo adversário e contra a corrente do jogo, logo aos cinco minutos, tal como haviam avisado no final do primeiro tempo, o guarda-redes Emanuel Esteves coloca novamente a bola em profundidade e após um erro de percepção da trajectória da bola por parte da defesa de Àrvore, Pedro Saura ganha em velocidade e inaugura o marcador a favor da equipa da casa. Agitavam-se finalmente as bancadas em Macieira. A alegria durou apenas 13 minutos. A equipa do GD Àrvore transformou o domínio da posse de bola em efectividade e através de um livre indireto, à entrada da área, batido de forma direta, Rúben Feiteira marcaria um golo ao ângulo superior direito, sem qualquer hipótese para Emanuel Esteves. Este golo acabaria anulado pela equipa da arbitragem.  Praticamente do mesmo sitio, poucos minutos depois, Ruben Feiteira marcaria um golo válido, batendo o livre para o lado contrário ao primeiro, enganando o guarda-redes que tentou antecipar-se e já se encaminhava para o lado oposto. Passado onze minutos Paulo Rocha colocava os campeões em vantagem ao rematar para o fundo da baliza. Quando o treinador Arouca se preparava para responder, colocando a equipa a jogar com três avançados, Arábia sentenciava o jogo para os visitantes com um cabeceamento à queima roupa aos trinta e três minutos da segunda parte. O CCD Macieira ainda podia ter reduzido a vantagem por André Ribeiro, que desperdiçou cara-a-cara com o guarda-redes Francisco Carvalho uma situação em que ficou em situação privilegiada, mas acabou por deixar o guardião levar a melhor.

O 11inicial.pt aproveita para informar que está a levar a cabo uma manutenção na área das estatísticas, de forma a aumentar a informação disponível para os seus utilizadores.