Concentração no futebol

Será que estamos sempre com atenção?

A concentração é uma característica psicologia fundamental no desporto e na nossa vida quotidiano. Somos confrontado diariamente com diversos estímulos que exigem de nós um determinado nível de atenção. Cada pessoa tem a sua capacidade de concentração, deriva muito das experiências e solicitações da sua vida pessoal e social.

No desporto, especialmente futebol, uma vez que é um desporto coletivo, requer-se-a um elevado índice de concentração e atenção quer a nível dos treinos, uma vez que são realizados vários tipo de exercícios com e sem a bola, tais como as dinâmicas e as táticas de jogos, exercícios de preparação física; e a nível da competição, uma vez que existe um objetivo do grupo, por exemplo, ganhar os jogos para conseguir alcançar os objetivos da equipa.

Para melhorar a atenção e concentração nos atletas, torna se importante que o treinador tenha conhecimento e capacidade de trabalhar individual e coletiva a concentração, principalmente as atividades que permitem melhorias na atenção, sem alterar as rotinas do treino, visualização e ensaio mental, estabelecer objetivo coletivo e individual, estabelecer rotinas pré-competitiva e competitiva, controlo visual, uso de palavras chave e controlo de ativação, isto é, controlar intensidade nos jogos.

A insuficiência de nível da concentração e atenção da equipa ou de um atleta pode ter uma influência negativa na produtividade final do grupo, tais como, perca de ponto, derrotas, perder uma final de taça, perder o campeonato, falhar passes e golos, entre outras.