Como lidar com as cãibras

As cãibras musculares são conhecidas como algo intrínseco que acontece sem explicação, durante ou logo após o exercício. Trata-se, assim, de uma contração involuntária máxima, que pode acontecer em qualquer músculo e em diversas situações distintas. A desidratação e desequilíbrio de sais mineiras são apontadas como as principais causas para as cãibras.

Em atletas de desportos coletivos, como por exemplo o futebol, nota-se maior incidência nas primeiras 3 semanas de pré-época, podendo haver uma associação tanto com o período de maior carga de treino, como o aumento de temperatura. Além disso, notou-se também o período de maior incidência de cãibras na primeira semana, baixando progressivamente na segunda e terceira. Assim, pode fazer-se uma relação com o nível de fitness e com a capacidade de adaptação ao clima.

Podemos melhorar a resistência ás cãibras através do treino de força. Isto de forma a aumentar a capacidade física nos padrões de movimento que geram a cãibra, em detrimento dos alongamentos, onde não se encontram grandes benefícios em estudos em que se comparam aqueles que tinham hábitos de alongamentos e aqueles que não.

Se estamos em estado de fadiga e se a nossa preparação, que normalmente é monitorizada pela nossa capacidade de produzir força, estão reduzidas, o mais provável é haver uma contração descontrolada para que saibamos que temos de parar. Concluindo, as cãibras musculares associadas ao exercício são, assim, um processo multifatorial em que a nutrição e a capacidade física têm um papel preponderante para as evitar, de acordo com as experiências e a individualização de cada um