Olá a todos, que tal está a correr este início de ano?
As resoluções relativas à alimentação e ao exercício físico, que normalmente deixamos para começar em janeiro, vieram para ficar? Ou nem começaram?
Alguém desse lado fez um detox pós festas? Uma desintoxicação para limpar o organismo das comidas que ingerimos durante este período?
Acho que podemos começar o ano por termos as ideias bem orientadas e os pés bem assentes na terra. Isto porque acho que depois da motivação que parece surgir no 1º dia do ano, volta o desânimo de não se ter atingido os objetivos. E a sensação de falha. Uma e outra vez. Vamos então alinhar ideias:
-
- Períodos de festa são
períodos em que podemos comer mais do que no dia-a-dia, e «comidas» diferentes: com mais açúcar, mais gordura… Aconselho a verem a publicação que escrevi sobre este tema e os princípios da Dieta Mediterrânica. E está tudo bem em que assim seja. Tudo bem. - Detox é algo que o nosso organismo faz sem que nos preocupemos muito. Comerde forma equilibrada e adequada permite ao corpo trabalhar «normalmente». Permite que o fígado e rins, entre outros órgãos, excretem o que não vai ser necessário ao nosso organismo aproveitando o que precisamos. Por isso esqueçam os batidos verdes a não ser que estejamos a falar de sopa – se assim for, fantástico. Depois das festas o importante é voltar à rotina alimentar que tínhamos. Sem compensar nada. Não há nada a compensar. O peso vai aumentar a seguir às festividades? É provável que sim. Deem dois ou três diazitos que ele volta ao normal, sem grandes preocupações (se voltarem às rotinas claro).
- Resoluções de comer melhor, treinar mais podem acontecer a qualquer altura. Podem começar AGORA. O que precisamos é de definir pontos específicos e faseados desta mudança de hábitos. A maioria das vezes, queremos esperar por um momento específico e fazer tudo de uma vez. Passamos a comer de uma forma completamente diferente da que comíamos, deixamos de comprar para nossa casa alimentos calóricos e que «não podemos comer»… Ou então decidimos que vamos fazer isto porque precisamos de perder 10kg para o casamento XPTO. Questiono-vos aqui: alguma destas mudanças trouxe resultados duradouros? Alguma vos ensinou algo mais do que «isto não funciona», «as dietas não funcionam»? Mas podemos fazer funcionar de outra forma. Por exemplo, se não costumo beber água, porque não começar por aí? Se não costumo consumir legumes, porque não começar a explorar a confeção de sopas que gosto? Escolher um ponto apenas e executá-lo até que faça parte da rotina, até que seja estranho «não beber água» ou «não comer sopa». Depois, escolher outro ponto e repetir o processo (isto é uma sugestão).
- Períodos de festa são
Viemos de um ano atípico, entramos num ano atípico. Não sabemos quando o «normal» voltará e se voltará da mesma forma. Mas acho que podemos continuar a
fazer o melhor possível com o que temos. Imprevistos acontecem sempre e não vamos conseguir controlar tudo, provavelmente nunca. Então comecemos por passos pequenos, controlando o que podemos, e valorizando as pequenas vitórias que vamos alcançando. Daqui a vinte anos vamos estar em 2040. O tempo vai passar, independentemente da velocidade com que decidirmos lutar pelos nossos objetivos. Será que não está na hora de aceitarmos que mais devagar pode ser mais depressa?
Fica aqui a minha dica e o meu desejo para este ano. Feliz 2021 🙂
«Nutricionista Andreia Lopes, 3742N»