As botas adequadas para prevenir lesões

Devemos ter em conta que as botas de futebol são um calçado com características específicas pela utilização dos pitons na sua superfície. Ao colocarmos os pés sobre umas botas de futebol, existem pontos de pressão muito específicos no pé, pelo qual, a escolha incorreta da bota leva a um risco elevado de lesão.Uma inadequada escolha das botas poderá provocar lesões a nível do joelho, rotura do ligamento cruzado anterior ou menisco, causadas por movimentos de torção do corpo bloqueados pelos pitons das chuteiras no terreno. No pé, encontramos lesões por instabilidade, como entorses, ou lesões por falta de amortecimento, como edemas ósseos.

Para uma escolha correta do tipo de botas, devemos conhecer a superfície na qual vamos jogar. Para terrenos de relvado sintético, sobretudo os de tipo “tapete” o mais indicado são botas sem pitons que incorporem apenas pequenas rugosidades. Se o relvado sintético é de gama média, botas com multi-pitons pequenos serão a melhor opção.  Se a prática desportiva for em relvado natural os pitons de alumínio são a melhor opção, se o relvado estiver nas melhores condições. A largura frontal da bota é outro fator decisivo. Lesões como a fratura do 5º metatarso pode ser resultado de botas com  uma largura mais estreita.

Outras considerações a ter na escolha da bota:

  • Escolher o tamanho correto da bota. Tamanhos acima levam a um aumento da instabilidade
    articular do pé;
  • Quanto mais pitons tiver a bota melhor se repartirá o peso do corpo, reduzindo o risco de lesões. Contudo devemos ter em conta o tipo de piso em que jogamos para evitar quedas ou resvalos;
  • Um atleta profissional utilizará várias botas ao ano, o amador começará e terminará com as mesmas botas. É fundamental verificar o estado das botas para diminuir o risco de lesões.