Este fim de semana foi repleto de equilíbrio em termos de resultados com uma média de 2,86 golos por jogo. A única exceção foi o resultado obtido em Retorta no GD Tougues – AD Labruge.
Iniciámos a análise precisamente por aí. O atual líder do campeonato continuou a sua senda de vitórias ao recebem em Retorta o atual lanterna vermelha. Marcaram seis golos sem direito a resposta e, desta forma, ambas as equipas mantêm o posto que ocupavam no início da jornada. Um correspondente primeiro e último lugar. Seguem numas incríveis oito vitórias consecutivas e lideram também a lista de melhor ataque com quarenta e três golos.
Tal como já havíamos mencionado em artigos anteriores, era uma questão de tempo até o ACD Arcos somar a sua primeira vitória. Desde o início da época que andavam a obter resultados tangentes, ainda que negativos, e esperava-se a qualquer momento uma reviravolta de forma. Tal aconteceu no sábado quando se deslocaram ao reduto do ADCR Touguinha e venceram a equipa da casa por duas bolas a zero. Com este resultado a formação de Arcos soma a sua primeira vitória e consegue a subida da semana. Subiram três posições e encontram-se agora em décimo quarto lugar. O ADCR Touguinha interrompeu uma sequência de dois jogos a pontuar e encontra-se agora em décimo quinto lugar.
O ACRD Vairão recebeu o CDCR Gião e não conseguiu obter a vitória que esperava. Acabou por perder por uma bola a duas e desceu uma posição estando em décimo sétimo. Com este registo a formação de vairão encabeça, a par com outras duas equipas, a lista de jogos consecutivos a sofrer (10). O CDCR Gião continuou a sua sequência intermitente, o que se traduz numa subida de duas posições para o oitavo lugar da tabela.
Em Rio Mau a surpresa ainda bateu à porta, mas a equipa de Bagunte não a deixou entrar. A formação do ACD Fornelo esteve muito perto de obter o empate em casa do candidato ao título, mas acabou por sucumbir nos minutos finais e deixou escapar um ponto. O jogo terminou com a vitória da equipa da casa por dois golos com um de reposta. O Bagunte FC mantém assim o terceiro lugar enquanto que o ACD Fornelo desce uma posição para o décimo terceiro posto.
No clássico da jornada, a rivalidade entre FC Malta e ADCRS Guilhabreu transpira saúde com ambas as equipas a ombrearem-se num resultado final de um a um. Quem acabou por tirar mais proveito deste empate foram os pupilos de Malta que subiram uma posição, alojando-se no décimo segundo lugar. A equipa de Guilhabreu perdeu a oportunidade de subir dois lugares e mantém-se em sétimo lugar. De referenciar que o ADCRS Guilhabreu soma dez jogos consecutivos a marcar golos.
Após um bom início de campeonato, o ACD Mindelo parece ter caído numa espiral negativa e somou a sua quinta derrota consecutiva frente aos campeões concelhios. A equipa de Árvore visitou e venceu por dois zero os donos da casa. O GD Árvore reagiu bem ao empate no último jogo frente ao Bagunte FC e segue no encalço dos líderes a apenas um ponto de distância.
Em fim-de-semana de aniversário da ACD Fajozes, estivemos em casa deles no jogo que ditaria o quarto lugar(ainda que à condição). A equipa da casa celebrou da melhor forma o seu aniversário ao receber o ADC Retorta e aplicar o resultado de dois zero. Para quem ainda não viu o jogo e pense que foi uma vitória fácil, desengane-se. Apesar de não ter sido um jogo atrativo em termos de qualidade de jogo, provavelmente devido ao terreno ser em pelado, sobraram oportunidades de golo.
O jogo foi definido por um estilo em profundidade o que resultou muito bem para ambas as equipas. No entanto nenhum dos golos marcados veio através deste tipo de situação.
O primeiro golo do ACD Fajozes surgiu como consequência de um lançamento de linha lateral do lado direito que após cruzamento o número sete da formação da casa, Bruno Santos desviou com um toque de classe a bola para o fundo da baliza dos visitantes. Na segunda parte a receita repetiu-se com muitas boas oportunidades para ambas as equipas, no entanto a equipa de ADC Retorta acabou por beneficiar das melhores, sem grande consequência para o marcador. O espelho da exibição dos visitantes foi o capitão Pedro Cerqueira. Beneficiou de três oportunidades flagrantes em que duas delas não conseguiram ultrapassar o guarda-redes Marafona e, aquela que conseguiu, acabou por embater caprichosamente na trave da baliza. Ao terminar a segunda parte, Pedro Milhazes, com um belo remate à entrada da área sentenciou a partida para os donos da casa que acabariam por vencer por dois a zero.
Desta feita o ACD Fajozes sobe provisoriamente ao quarto lugar, está a seis pontos do líder GD Tougues e o ADC Retorta mantém a sexta posição estando agora a dez pontos do líder.
Dois jogos estão ainda em falta devido à participação de duas das equipas neles envolvidos terem representado vila do Conde este fim-de-semana para a Taça dos Campeões da FFPN:
Vet. Vila Chã x Aveleda FC
Desp. Vilar x CCD Macieira